Como pode-se perceber pelo estudo à cerca do Campo Harmônico Maior, entendemos que além de existir acordes que combinam mais facilmente entre si, encontramos estes mesmos acordes expressando sensações diferentes uns dos outros.
E será justamente essa característica que iremos explorar a partir de agora.
Harmonia Funcional
Então, como já adiantamos, Harmonia Funcional é o termo que usamos para indicar o estudo das sensações/emoções que os acordes transmitem ao serem executados.
Nesse sentido, vamos empregar alguns exemplos práticos para ilustrar melhor tal conceito.
Ex. 1: Os acordes D e D7, possuem sons e sensações diferentes um do outro, apesar de possuirem a mesma tonalidade.
Ex. 2: Os acordes E e Em, possuem sons e sensações diferestes um do outro, apesar de possuirem a mesma tonalidade.
Classificação das Funções Harmônicas
A Hamonia Funcional, possui três principais denominações :
1- Função Tônica- Caracterizada por acordes que transmitem a sensação de estabilidade, repouso, conclusão;
2- Função Subdominante- Acordes dessa categoria, apresentam uma ideia de preparação e de menor intensidade. Preparação esta, podendo ser concluida em Tônicas ou Dominantes;
3- Função Dominante- Possuindo uma sensação de instabilidade, preparação e tensão, acordes do tipo Dominante, sonoramente, parecem sempre estar buscando uma ‘conclusão’ para o seu som. Agora, para exemplificar um pouco estas categorias, vamos analisar e tocar a sequência abaixo:
Tom:
G G7M| Em7| C7M| D7
Por primeiro, vamos classificar o grau destes acordes, segundo a ideia de Campo Harmônico:
G7M = I° Em7 = VI° C7M = IV° D7 = V°
Repare que, ao tocar a sequência, o acorde D7 apresenta uma ideia de instabilidade, tensão e preparação, buscando a sua conclusão no acorde de G7M.
Então, de acordo com a análise anterior, podemos dizer que D7 será um acorde de função dominante, neste caso.
E será justamente essa característica que iremos explorar a partir de agora.
Harmonia Funcional
Então, como já adiantamos, Harmonia Funcional é o termo que usamos para indicar o estudo das sensações/emoções que os acordes transmitem ao serem executados.
Nesse sentido, vamos empregar alguns exemplos práticos para ilustrar melhor tal conceito.
Ex. 1: Os acordes D e D7, possuem sons e sensações diferentes um do outro, apesar de possuirem a mesma tonalidade.
Ex. 2: Os acordes E e Em, possuem sons e sensações diferestes um do outro, apesar de possuirem a mesma tonalidade.
Classificação das Funções Harmônicas
A Hamonia Funcional, possui três principais denominações :
1- Função Tônica- Caracterizada por acordes que transmitem a sensação de estabilidade, repouso, conclusão;
2- Função Subdominante- Acordes dessa categoria, apresentam uma ideia de preparação e de menor intensidade. Preparação esta, podendo ser concluida em Tônicas ou Dominantes;
3- Função Dominante- Possuindo uma sensação de instabilidade, preparação e tensão, acordes do tipo Dominante, sonoramente, parecem sempre estar buscando uma ‘conclusão’ para o seu som. Agora, para exemplificar um pouco estas categorias, vamos analisar e tocar a sequência abaixo:
Tom:
G G7M| Em7| C7M| D7
Por primeiro, vamos classificar o grau destes acordes, segundo a ideia de Campo Harmônico:
G7M = I° Em7 = VI° C7M = IV° D7 = V°
Repare que, ao tocar a sequência, o acorde D7 apresenta uma ideia de instabilidade, tensão e preparação, buscando a sua conclusão no acorde de G7M.
Então, de acordo com a análise anterior, podemos dizer que D7 será um acorde de função dominante, neste caso.
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