Escala Cromática e Notas Enarmônicas

    Para o entendimento sobre a Escala Cromática, precisamos relembrar os conceitos da postagem sobre Intervalos Musicais, onde analisamos a sequência de notas: C D E F G A B C, onde conceituamos que este intervalo de escala era do tipo T T ST T T T ST.
    Agora, vamos imaginar que queremos fazer uma nova escala, onde só exista intervalos de ST entre suas notas. Para isto, nós vamos precisar dos Acidentes Musicais( para maior esclarecimento, acompanhe a postagem sobre o tema) como ferramente de montagem desta escala.
    MONTAGEM
    -Análise C e D:
Entre essas notas temos 1 Tom de distância, existindo entre elas notas de 1 semitom: C# e Db, deste modo:
                               C   C#/Db   D 
    - Análise D e E:
Também temos 1 Tom entre elas, colocaremos as outras notas existentes entre elas, afim de termos intervalos de 1 Semitom.
                    D   D#/Eb   E
Estre processo é realizado em todas as partes, analisando as notas e observando para obtermos intervalos de 1 semitom entre elas. Ao final desta realização nós vamos obter:

C#/Db  D  D#/Eb  E  F  F#/Gb  G  G#/Ab A A#/Bb  B C

Notas Enarmônicas
     As notas sublinhadas acima, são chamadas de Enarmônicas. Apesar de serem notas com nomes diferentes, elas possuem o mesmo som( em instrumentos temperados), então o intervalo daquela escala é tratado como Semitom entre notas, pois as notas Enarmônicas são tratadas como uma só nota.
Exemplos: O total da distância entre as notas:
-C e Eb = 1 Tom + 1 Semitom;
- E e G= 1 Tom + 1 Semitom;
- D# e Ab = 2 Tons + 1 Semitom;

Comentários